Assistente
Sua melhor companhia na web

Home

Serviços


Dicas


Links


Sobre nós


Contato


 Correios
Os Correios oferecem diversos serviços úteis no escritório.
                 saiba mais>>

 Vôos
A Infraero informa a situação dos vôos.
                 saiba mais>>
 
 Tempo
A Climatempo informa o tempo no País e no Mundo.
                 saiba mais>>
 
Os benefícios da Mala Direta

Num mundo cada vez mais eletrônico e virtual, a impressão que se tem é de que o papel está com os dias contados. Há alguns anos, estudiosos do assunto fazem previsões sobre o fim da comunicação em papel, mas o que se vê, de fato, é que ainda temos muita comunicação escrita circulando no mundo, especialmente as conhecidas malas diretas.

A mala direta apresenta alguns benefícios intrínsecos que a tornam um veículo de comunicação extremamente indicado em muitas situações.

Ela oferece, por exemplo, a possibilidade de apresentar a imagem de um produto em altíssima resolução, pode circular em várias mãos, conter um cupom, formulário de resposta ou até um pequeno brinde encartado.

Com relação ao e-mail marketing, por exemplo, a mala direta não depende de um endereço eletrônico para ser entregue, nem corre o risco de ser contaminada por um vírus.

Com relação a outras mídias de massa, como TV, rádio, jornal ou revista, a mala direta tem a característica de poder ser mais dirigida para o público que se quer atingir, evitando a dispersão presente em maior grau nas outras alternativas.

Isto, contudo, não significa que a mala direta possa sempre substituir as outras mídias, mas sim que ela constitui um recurso importante a ser considerado no rol das mídias utilizadas numa campanha. Bem utilizada, a Mala Direta pode reforçar e potencializar o efeito da comunicação desenvolvida através das demais mídias.

No Brasil, os Correios oferecem algumas alternativas de mídia postal, tais como a Mala Direta Postal, a Mala Direta Postal Domiciliária, o Impresso Especial e o Impresso Normal.

Os serviços de Impresso – Normal e Especial – destinam-se a empresas de pequeno e médio porte, para o desenvolvimento de campanhas ou ações de comunicação eventuais.

Já os serviços de Mala Direta – Postal e Postal Domiciliária – destinam-se a médias e grandes empresas, que realizam freqüentes campanhas ou ações de comunicação. A Mala Direta Postal Domiciliária destina-se à postagem dos objetos sem endereçamento individual, ou seja, o cliente ajusta com os Correios a região onde quer a distribuição e esta é realizada sem que as peças sejam endereçadas individualmente.

Os Correios mantêm um Escritório especializado no tema, para apoiar os clientes que desejem conhecer mais a respeito ou desenvolver campanhas utilizando mídia postal.

Há também uma seção do site dos Correios dedicada especialmente ao assunto, em: www.correios.com.br/marketingdireto.

Marcos César Alves Silva
Administrador Postal
mcesar@correios.com.br
Escrito em: 12/02/2005
Última revisão em: 20/07/2008

 
www.assistente.com.br