Assistente
Sua melhor companhia na web

Home

Serviços


Dicas


Links


Sobre nós


Contato


 Correios
Os Correios oferecem diversos serviços úteis no escritório.
                 saiba mais>>

 Vôos
A Infraero informa a situação dos vôos.
                 saiba mais>>
 
 Tempo
A Climatempo informa o tempo no País e no Mundo.
                 saiba mais>>
 
O endereçamento correto é fundamental.


Com o crescimento das cidades, a entrega de uma correspondência ou encomenda só pode ser viabilizada se o endereçamento anotado no objeto estiver correto e completo, incluindo o CEP.

Nos centros urbanos, é comum haver várias ruas com o mesmo nome, em bairros diferentes. Há também indicações de quadras ou subdivisões semelhantes que são imprescindíveis para a localização do Endereço.

Assim, para facilitar a adequada identificação de um endereço, os Correios determinaram numerações, conhecidas como CEP, de Código de Endereçamento Postal, para os diversos logradouros. Hoje, por exemplo, as várias ruas São José de um mesmo município podem ser diferenciadas pelo CEP atribuído a cada uma delas, evitando que o objeto seja entregue em endereço errado.

O CEP de um endereço pode ser encontrado através do serviço de busca oferecido no site dos Correios. Além disso, a partir de 2004, os Correios passaram a oferecer gratuitamente a seus clientes uma ferramenta mais completa, que não só permite a verificação de CEPs mas também possibilita a própria confecção dos rótulos e etiquetas de endereçamento de forma padronizada – o Endereçador.

As etiquetas para cartas e os rótulos para encomendas geradas pelo Endereçador contém os CEPs impressos em código de barras, nos padrões utilizados nas máquinas de triagem automáticas dos Correios. A ferramenta permite também que os CEPs sejam validados com o Diretório Nacional de Endereços, o que evita, por exemplo, o uso de CEPs inexistentes.

Há opções de quantidade de endereços por folha e as impressões podem ser feitas tanto em etiquetas propriamente ditas quanto em papel comum.

Além da versão Web, para uso interativo, o Endereçador está disponível também numa versão instalável – o Endereçador Escritório, que agrega funcionalidades novas não presentes na versão Web, como a possibilidade de gravação dos cadastros de destinatários, para reutilização posterior.

Na página do serviço na internet – http://www.correios.com.br/enderecador , há detalhadas informações sobre o funcionamento de cada uma das versões da ferramenta. Também nesse endereço é possível baixar a versão executável.

Marcos César Alves Silva
Administrador Postal
mcesar@correios.com.br
Escrito em: 12/02/2005
Última revisão em: 20/07/2008

 
www.assistente.com.br