Assistente
Sua melhor companhia na web

Home

Serviços


Dicas


Links


Sobre nós


Contato


 Correios
Os Correios oferecem diversos serviços úteis no escritório.
                 saiba mais>>

 Vôos
A Infraero informa a situação dos vôos.
                 saiba mais>>
 
 Tempo
A Climatempo informa o tempo no País e no Mundo.
                 saiba mais>>
 
A importância do CEP

Nas grandes cidades, é muito comum a existência de mais de uma rua com o mesmo nome, em bairros diferentes. Imagine como seria difícil para os Correios descobrir para qual das ruas se destinava uma correspondência que não trouxesse, no endereçamento, o bairro.

Além disso, numa grande cidade, a separação das correspondências pelas áreas de entrega atribuídas a cada carteiro seria uma tarefa monumental e demorada, já que se trata, nalguns casos, de milhões de objetos a serem entregues diariamente.

A solução para tornar possível separar e entregar de forma correta e rápida as correspondências foi dada com a criação do CEP, o Código de Endereçamento Postal.

Presente no mundo todo, com algumas variações na quantidade de dígitos utilizados, o código de Endereçamento Postal é hoje parte integrante e indispensável no endereçamento de correspondências e encomendas. Sem ele a remessa pode não chegar ao destino correto ou, pelo menos, não chegará com a mesma agilidade de sempre.

No Brasil, o código utilizado é composto de 8 algarismos, dispostos em dois blocos, um com cinco e outro com três algarismos. Cada algarismo tem um significado, que permite a separação sucessiva das remessas até o nível de logradouro.

No endereçamento, o CEP deve ocupar a última linha ou vir no início da última linha, se esta contiver ainda a informação da cidade e estado.

O CEP não deve ser escrito com ponto separando os dois primeiros algarismos dos três restantes, no primeiro bloco, nem vir precedido da palavra CEP ou ainda ser grifado, pois isso poderia confundir a leitura das máquinas de triagem automática dos Correios.

No site dos Correios, é possível encontrar muitas outras informações a respeito da história e do uso do CEP, incluindo exemplos de endereçamento correto e até orientações sobre como colocar o mecanismo de Busca de CEP em outros sites.

A página interna do site que contém os links sobre CEP é: http://www.correios.com.br/servicos/cep/cep_default.cfm

Marcos César Alves Silva
Administrador Postal
mcesar@correios.com.br
Escrito em: 03/03/2005
Última revisão em: 20/07/2008

 
www.assistente.com.br